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Essa é uma pergunta que, com certeza, não abandona o gestor de uma loja virtual. Afinal, a prática de abandono de carrinho chega a quase 70% no mundo todo. Ou seja, apenas 3 a cada 10 carrinhos são finalizados. Incrível, não é? Então, imagina o quanto de retorno sua loja pode ter se conseguir reduzir esse problema. Por isso, quem trabalha com e-commerce precisa estar constantemente em busca de soluções para diminuir o carrinho abandonado na loja virtual.
Afinal, os carrinhos abandonados representam um valor financeiro de pedidos que não são convertidos em vendas. No entanto, esses consumidores são um potencial cliente, com grande possibilidade de compra, já que demonstraram previamente um interesse concreto.
Assim, fizemos esse texto para te ajudar a entender esse problema e dar algumas dicas de como evitar o carrinho abandonado na loja virtual e para isso aplicar diversas estratégias que vão otimizar seus resultados.
Quando ocorre o carrinho abandonado?
Primeiramente, vamos definir o problema: ele ocorre quando os clientes adicionam itens ao carrinho de compras, porém saem da página sem finalizar o processo. Então, confessa: “quem nunca”?
Sem dúvida, ficar um tempão navegando pelo site, escolher produtos, adicioná-los ao carrinho e sair sem comprar se tornou um hábito. Ainda mais com o período de isolamento, que intensificou o volume e a frequência das compras online. Mas, por que isso ocorre? Você já parou pra pensar nisso?
Por que os clientes abandonam o carrinho?
Em primeiro lugar, temos que ter em mente que o abandono de carrinho não acontece por conta de um único fator. Pelo contrário, em geral, há vários motivos que se sobrepõe e complementam. De acordo com um estudo do Instituto Baymard, as principais causas do abandono de carrinho são:
- Custos extras altos (frete, impostos, taxas);
- Site obriga o comprador a criar uma conta;
- Prazo de entrega demorado;
- Processo de checkout muito longo e complicado;
- Falta de segurança no site para inserir dados de cartão de crédito;
- Impossibilidade de calcular o custo total do pedido previamente;
- Erros no site e travamentos;
- Política de devolução não satisfatória;
- Métodos de pagamento insuficientes;
- Cartão de crédito recusado.
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Fonte: Reasons for abandonment during checkout. baymard.com/research, 2021
Embora esses sejam os principais motivos, ainda existem muitos outros que podem levar ao abandono de carrinho. Por exemplo, essa prática pode se tornar comum entre os consumidores devido ao preço elevado demais (há a desistência da compra), ou à falta de atendimento que permita esclarecer alguma dúvida essencial para a compra. Além disso, se o site não for responsivo e o cliente estiver tentando comprar pelo celular, pode encerrar a sessão para tentar depois de um desktop.
Enfim, é preciso um olhar atencioso, que considere critérios técnicos, perfil do público, ciclo de venda (quanto tempo em geral o consumidor leva para tomar a decisão de compra) e tipo do produto ou serviço. Assim, além desses motivos mais comuns, cada loja virtual terá suas próprias causas de abandono de carrinho.
Outros motivos que podem levar o cliente a desistir da compra
De fato, a maioria das compras online acontecem por impulso. Ou seja, no calor da emoção. Portanto, todos os passos da jornada de compras devem ser considerados na estratégia de marketing. Para isso, é preciso conhecer muito bem o perfil do seu cliente ideal: a sua persona. Se você ainda não tem isso muito bem definido, vale parar por aqui e dar uma olhada no conteúdo aqui para criar a sua persona.
Mas, se você já tem suas personas bem definidas, vamos seguir! Sem dúvida, o importante é tornar a experiência de compra um processo fluido, tão natural e fácil que o consumidor não tenha dúvidas nem reservas em concluir a compra.
Então, preste atenção para esses 3 outros motivos que podem fazer o consumidor abandonar o carrinho na sua loja virtual:
O consumidor não encontra informações suficientes sobre o produto/serviço ou sobre a empresa
Afinal, saber quem é esse cliente ideal é essencial para disponibilizar no site todas as informações que ele precisa para poder concluir a compra. Sejam conteúdos sobre o problema que ele está enfrentando, motivos que ele tem para comprar de você e como você pode solucionar a “dor dele”.
Além disso, ele precisa encontrar lá, de forma intuitiva, todas as informações sobre o produto, em um ambiente atrativo, amigável e que transmita confiança.
Ele tem uma experiência negativa no site do seu e-commerce
Em outras palavras: você precisa de um bom site. Afinal, se o consumidor está em sua loja e ela apresenta um erro, duas coisas acontecem automaticamente. Primeiro, ele já fica desconfiado quanto à credibilidade da sua loja (especialmente se isso acontecer no momento do pagamento. Segundo, ele pára para refletir e pensar se realmente precisa do seu produto ou serviço. E aí, já era a famosa compra por impulso.
Falta de descontos e promoções
Com a concorrência acirrada dos e-commerces, acelerada pelo período de isolamento com a pandemia de Covid-19, não dá mais para ter um e-commerce pouco dinâmico. Afinal, os consumidores estão sendo bombardeados todos os dias por e-mails, anúncios e remarketing com promoções e descontos.
Portanto, prepare-se para sempre ter um benefício financeiro para oferecer ao cliente. Por exemplo, um desconto na primeira compra, ou para clientes VIPS (que compram sempre de você). Além disso, campanhas de aniversário, de recompra para clientes antigos ou algum “saldão” com peças que você tenha sobrando no estoque… Seja como for, saiba que os consumidores sempre estão buscando vantagens e comparando preços.
Dicas para diminuir o carrinho abandonado e melhorar suas vendas
Agora que já falamos sobre os principais motivos do abandono de carrinho, vamos ao que interessa: o que podemos fazer para evitar o problema? Então, separei aqui algumas dicas valiosas para você implementar e impedir que os consumidores simplesmente saiam do seu site antes de finalizar a compra.
1) Invista em um bom site
Sua loja virtual precisa ter um visual moderno, bonito e de navegabilidade fácil. Além disso, precisa seguir os critérios de SEO, ter menus bem categorizados, com foco nos termos que o consumidor vai utilizar ao buscar uma solução para a dor dele.
Ou seja, não adianta o seu menu se chamar “produtos” se o consumidor busca por “brindes para dia dos pais”. Por isso, é preciso um estudo de palavras-chaves, em conjunto com a análise do perfil do seu cliente, para orientar a organização dos produtos da sua loja.
Por último, nem precisamos falar que o site precisa ser responsivo, certo? Ou seja, funcionar perfeitamente em qualquer formato de tela, especialmente nos celulares, que são hoje o principal meio de acesso à internet.
2) Utilize meios de pagamentos confiáveis
Tenha um bom gateway de pagamento, com credibilidade no mercado. Além disso, o site precisa transparecer segurança. Aqui, certificados, selos de segurança, informações de endereço e CNPJ, htttps e integrações com meios de pagamento confiáveis são critérios essenciais.
Aliás, falando nisso, ofereça diversas possibilidades de pagamento, como diversas bandeiras de cartão, boleto e o PIX, que está cada vez mais popular.
3) Tenha depoimentos na sua loja virtual
Essa estratégia é bem simples e fácil de implementar. Às vezes tudo o que um visitante do seu e-commerce precisa para comprar é de um “endosso”, uma prova que sua loja tem credibilidade e que o seu produto ou serviço de fato resolve o problema dele.
Dessa forma, ter avaliações dos produtos feitas por quem já comprou é essencial para dar segurança ao consumidor. Além disso, funciona como um “argumento social” que justifica a compra e facilita a compra por impulso.
4) Ofereça diversas opções de taxa de entrega
Sem dúvida, a taxa de entrega está entre os principais motivos de abandono de carrinho. Em primeiro lugar, porque muitas vezes só é possível calculá-la após selecionar os produtos no carrinho, certo?
Em segundo lugar, porque o valor do frete acaba ficando muito alto (dependendo da região do País, até superior ao valor do produto), o que leva ao abandono da página. Ou seja, à desistência da compra.
Portanto, ofereça diversas opções de frete: mais caros para prazos menores e mais baratos para quem puder esperar mais. Além disso, sempre que possível, considere oferecer frete grátis. Por exemplo, a partir de um determinado valor (como compras acima de R$ 200,00) ou na compra de mais de 3 itens no pedido.
5) Tenha Pop-ups e entrada e de saída no seu e-commerce
De acordo com a Statista, 8% dos potenciais clientes abandonam o carrinho por que não têm nenhum desconto para comprar. Por isso, que tal colocar um pop-up de saída? Assim, quando o consumidor tentar encerrar a sessão, ele ganha o desconto para concluir a compra.
Ou ainda, você pode oferecer, de cara, um desconto na primeira compra. Dessa forma, assim que entra na sua loja virtual, o visitante é impactado por um pop-up de entrada com esse benefício, que estimula – e muito – a compra por impulso.
6) Invista em anúncios online
Qual a primeira coisa que alguém faz quando tem um problema que precisa solucionar? Sem dúvida, atualmente a resposta é uma só: digita no Google. Não é mesmo?
Por isso, não dá para ignorar as campanhas de Google Ads na estratégia do seu marketing digital do seu e-commerce. Dessa forma você evita ficar de fora nos resultados de busca que aparecerão para o seu cliente ideal, quando ele procurar no Google por uma solução que você pode oferecer a ele.
De fato, aqui você vai precisar de alguma prática, já que a plataforma exige familiaridade com os termos, processos e métricas, para que as campanhas sejam efetivas. Então, avalie se o melhor não é contratar uma agência de marketing digital para ajudá-lo nesse quesito.
Afinal, não basta utilizar o Google Ads. Para que tenha resultado, é preciso usar as palavras-chaves corretas, com um bom volume de buscas considerável e um custo por clique adequado para o seu budget. Então, uma agência pode te oferecer expertise que vai permitir economizar tempo no processo e ter resultados mais rápidos.
7) Use o WhatsApp para diminuir o carrinho abandonado
Hoje em dia essa ferramenta caiu no gosto dos brasileiros. Por isso, não dá pra desprezar a oportunidade de tê-la em seu e-commerce e falar diretamente com o seu potencial cliente.
Além disso, com ferramentas como o RD Station, é possível integrar o WhatsApp à automação de marketing! Dessa forma, você poderá retomar a conversa com o seu cliente, com base no interesse específico dele, mesmo após ter encerrado a sessão no aplicativo de mensagens.
Automação de Marketing: a melhor estratégia para diminuir o carrinho abandonado na loja virtual
Todas as estratégias que falamos acima podem ser otimizadas com o uso da automação de marketing na sua loja virtual. Afinal, é praticamente impossível cuidar de tudo manualmente. Por exemplo, lembrar o cliente dos produtos do carrinho, mandar um link para pagamento, oferecer um desconto no aniversário, enviar um conteúdo relacionado a algo que ele pesquisou… e assim por diante. Para isso, é aqui que entra a automação de marketing.
O que é automação de marketing?
Em resumo, trata-se de automatizar as ações de marketing por meio de gatilhos previamente definidos. Por exemplo, preencheu um pop-up de saída? Recebe um e-mail com o código de desconto. Ou, no caso do nosso tema principal aqui: abandonou o carrinho? Entra em um fluxo de e-mails onde receberá mensagens lembrando de concluir a compra!
Assim, tarefas que demandariam tempo e energia de diversos profissionais passam a ser executadas de forma automática. Além disso, possibilitando mensurar diversos aspectos. Por exemplo, quantos clientes falaram no WhatsApp, ou quantos preencheram o pop-up de saída, ou quantos boletos não foram pagos… enfim! As possibilidades são inúmeras. E os resultados, muito mais otimizados!
Algumas automações de marketing de e-commerce para diminuir o carrinho abandonado:
- Desconto na primeira compra;
- Pop-up de entrada;
- Carrinho abandonado;
- Boleto não pago;
- Produto relacionado (cross selling);
- Conteúdo relacionado ao produto pesquisado;
- Desconto de aniversário;
- Pop-up de saída;
- Pesquisa pós venda (NPS);
- Recompra;
- Desconto para compradores antigos;
- Indicação de amigos.
Quer ajuda com automação de marketing para diminuir o carrinho abandonado?
Não basta comprar o carro… é preciso saber dirigir!
No entanto, é importante ressaltar que isso não representa o fim da necessidade do fator humano. Afinal, as plataformas de automação de marketing exigem diversas tarefas prévias. Por exemplo, a definição do lead score, criação de landing pages, definição dos fluxos de automação (com suas respectivas portas de entrada e saída, que são os gatilhos), criação de cada mensagem de e-mail e, mais importante, a análise dos resultados para tomada de decisão.
Inclusive, é constante aqui na Farmer recebermos demanda de clientes que contrataram as plataformas, pagam a mensalidade já há algum tempo, mas não sabem utilizar. Muitos usam apenas para disparar e-mails marketing. Outros até montam alguns fluxos, mas não conseguem analisar e implementar melhorias para otimizar as vendas. Portanto, não esqueça que não basta contratar a ferramenta: por trás de todo esse trabalho automatizado há uma estratégia de marketing digital.
Então, você já utiliza automação de marketing na sua loja virtual? Se precisar de ajuda para diminuir o carrinho abandonado, estamos aqui! Podemos conversar tenho certeza que poderemos ajudar a melhorar as vendas do seu e-commerce: é só agendar uma reunião aqui. Vamos juntos!